O atacante Vinicius Junior pode desfalcar o Real Madrid por até 12 partidas após ser expulso contra o Valencia, em jogo válido pela La Liga 2024/25. A punição mínima prevista pelo artigo 103 do Código Disciplinar da Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF) é de quatro jogos, mas a penalidade pode ser ampliada devido à agressão ao goleiro Dimitrievski (confira no vídeo acima).
Se a suspensão for confirmada, Vinicius ficará de fora da partida contra o Deportiva Minera pela Copa do Rei, além de até dois jogos da Supercopa da Espanha e mais compromissos pela copa nacional, caso o Real Madrid avance.
Relato da súmula
O árbitro César Soto Grado registrou o incidente: "Aos 79 minutos, o jogador Vinicius foi expulso por atingir deliberadamente a cabeça de um adversário, com força considerável, sem disputa de bola. O jogador teve que ser contido e levado ao vestiário, enquanto protestava."
A confusão ocorreu aos 32 minutos do segundo tempo, quando o Real perdia por 1 a 0. Após desentendimento entre Vinicius e Dimitrievski dentro da área, o VAR alertou o árbitro. O goleiro foi advertido com amarelo, enquanto o brasileiro recebeu vermelho direto.
Contexto do jogo e reação
Apesar das provocações da torcida do Valencia, incluindo cartazes e cânticos, o Real Madrid venceu por 2 a 1, com gol decisivo de Bellingham nos acréscimos. O técnico Carlo Ancelotti defendeu Vinicius após o jogo, questionando a expulsão:
"Acreditamos que dois amarelos seriam suficientes. Vamos recorrer, mas não sei se será aceito. Ele segue sendo crucial para a equipe."
Esta foi a terceira expulsão de Vinicius na atual temporada de La Liga, a primeira por cartão vermelho direto.