Os Palancas Negras conquistaram há instantes o título da 24ª edição da Taça COSAFA, que decorreu na cidade de Porto Elizabeth, na África do Sul, após goleada imposta à similar da Namíbia, por 5-0, no duelo da grande final , disputada este domingo (07) no Nelson Mandela Bay.
Triunfo conseguido ainda no 1º tempo pelo conjunto angolano, que ao intervalo já vencia por 2-0 , valendo os golos apontados por Pedro Bondo (aos 11’ minutos) e Depu (aos 44’) através da conversão de uma grande penalidade após recurso ao VAR.
Na etapa complementar os comandados de Pedro Gonçalves não tiraram o pé ao acelerador, chegando a encostar os namibianos no seu último reduto, com Pedro Bondo e Depu entre os mais destacados na contenda.
Foi assim que ao minuto 57’ Angola chegou ao terceiro golo apontado na partida, por intermédio de Vidinho, que concluiu com êxito o cruzamento de Bernado Silva.
O defesa central angolano chegaria a bisar na partida ao minuto 67’ , com belíssimo golo apontado na cobrança de um livre direto na entrada da grande área da defensiva adversária, após falta perigosa que deixou a Namíbia reduzida a dez unidades.
A jogar em superioridade numérica, Os Palancas Negras ainda foram a tempo de chegar ao quinto golo na partida, desta vez por autoria de Keliano, que finalizou com perfeição o passe de Hossi.