Antigo treinador do 1.º de Agosto assume comando do Futebol Clube do Porto
Vítor Bruno, ex-treinador do 1.º de Agosto, vai liderar o Futebol Clube do Porto na época 2024/25. A sua nomeação segue-se à saída inesperada de Sérgio Conceição.
O FC Porto confirmou a contratação num comunicado: Vítor Bruno é o novo treinador do FC Porto. O técnico de 41 anos assinou um contrato válido até 2026 com o clube que representa desde 2017.
Com uma carreira diversificada, Vítor Bruno, que foi o adjunto de Sérgio Conceição, já passou por clubes como Naval, Leixões, Olhanense, Académica, SC Braga, Vitória de Guimarães e Nantes, além do 1.º de Agosto.
A sua experiência e ligação ao FC Porto foram fatores determinantes para a sua escolha, esperando-se que traga estabilidade e sucesso à equipa.
Vítor Bruno vai estrear-se como técnico principal no FC Porto, mas vive o mundo do futebol desde que nasceu.
Quando veio ao mundo em Coimbra a 2 de dezembro de 1982, o seu pai, Vítor Manuel, era treinador-adjunto da Académica, clube que representara durante vários anos como jogador.
Pouco depois arrancaria uma carreira como líder de equipas técnicas que o consagraria como um dos treinadores mais longevos e carismáticos do futebol português: entre a década de 1980 e os primeiros anos do século XXI acumulou 505 jogos na I Divisão.
Vítor Bruno cresceu entre relvados e balneários a sonhar com um percurso como atleta.
Durante 11 temporadas, escalou todas as etapas da formação da Académica de Coimbra. Estreou-se como sénior no Bidoeirense, da Associação de Futebol de Leiria, e representou outros seis clubes até pendurar as botas no Valonguense, em 2008.
Tinha 26 anos e já vislumbrava outro caminho. Entretanto, formara-se em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra.
Juntou o conhecimento científico às vivências junto do pai e à experiência como atleta em contextos de grande dificuldade.
Durante o tempo em que esteve no FC Porto, Vítor Bruno substituiu Sérgio Conceição no banco de suplentes em 17 ocasiões em que a equipa azul e branca somou 15 vitórias e dois empates.
No final, apresentou-se sempre perante a comunicação social com discursos claros, ricos em conteúdo e imbuídos dos valores que caracterizam o clube.