Francisco Fernandes Conceição, mais conhecido apenas como Francisco Conceição (Coimbra, 14 de dezembro de 2002) é um futebolista português que atua como ponta. Atualmente joga pelo Porto.
Nascido em Coimbra, filho do ex-jogador Sérgio Conceição e com quatro irmãos dos quais três também são futebolistas, Francisco iniciou sua carreira no Belenenses pelo fato de seus dois irmãos mais velhos Moisés e Rodrigo terem ido atuar lá, tendo ficado apenas duas semanas clube do bairro de Restelo e logo sido levado pelo Sporting em 2011.
Na base dos Leões, Francisco atuou com Nuno Mendes, Tiago Tomás, Eduardo Quaresma e Joelson Fernandes, participando da geração que foi campeã distrital de infantil em 2013 e que venceu o reputado Torneio Internacional da Pontinha. Em 2015, ao disputar primeira edição da Madrid Football Cup, foi apontado pelo Jornal ABC como uma das maiores promessas da geração portuguesa.
Com a contratação de seu pai pelo Porto para ser o novo técnico da equipe, Francisco saiu das categorias de base dos Leões e adentrou na categoria de base do Dragão em 2017.
Publicidade
Rapidamente destacou-se e foi apelidado de Messi do Olival devido ao jeito similar jogar com do argentino Lionel Messi, tendo na época feito 15 gols em 15 partidas.Teve uma passagem pela Padroense (um dos time do Porto) em 2017–18 e depois retornou para o Sub-17 do clube, onde na temporada 2018–19 fez 27 partidas e fez 19 gols, incluindo um hat-trick na goleada de 11–0 sobre o NDS Guarda.
Francisco Conceição foi convocado pela primeira vez à Seleção Principal em 15 de março de 2024, para duas rodadas das eliminatórias da Eurocopa, contra Suécia e Eslovênia, nos dias 21 e 26 do mesmo mês, respectivamente.[46] Fez sua estreia na derrota por 2–0 para a Eslovênia.
Autor do segundo gol de Portugal, um minuto depois de entrar em campo, Francisco Conceição teve uma noite de herói em Leipzig. Ele balançou as redes aos 46 da segunda etapa e garantiu a virada portuguesa sobre a República Tcheca por 2 a 1, na estreia na Eurocopa.