A seleção das quinas começou o Campeonato da Europa com uma vitória difícil diante da República Checa por 2-1, após estar a perder por 1-0, num encontro disputado no Estádio Red Bull Arena, em Leipzig, na Alemanha. A partida foi referente à primeira jornada do grupo F.
Provod abriu o marcador a favor dos checos aos 62 minutos, enquanto Hranáč marcou na própria baliza aos 69 minutos e Francisco Conceição garantiu o triunfo de Portugal aos 90+2 minutos.
Publicidade
Com este resultado, Portugal está no segundo lugar do grupo F, com 3 pontos. A República Checa ocupa a terceira posição, sem nenhum ponto.
O primeiro tempo de Portugal x República Tcheca pode ser resumido em três palavras: ataque contra defesa. Sem conseguir sair do próprio campo com uma simples troca de passes, a seleção tcheca aceitou o papel defensivo e se segurou lá atrás durante os primeiros 45 minutos.
Enquanto isso, os portugueses forçaram muitos cruzamentos para tentar achar Cristiano Ronaldo. Uma das melhores chances do jogo até aqui surgiu dos pés do craque. CR7 recebeu por baixo dentro da área, girou e bateu para defesaça de Stanek. O goleiro foi um dos destaques da primeira etapa.
Recheado de gols, o segundo tempo foi bem diferente do primeiro. A República Tcheca se soltou um pouco mais e arriscou algumas descidas ao ataque. Numa dessas jogadas, Provod acertou um chutaço de primeira da entrada da área para abrir o placar aos 16 minutos.
Pouco depois, o goleiro espalmou mal um cabeceio de Nuno Mendes e jogou a bola na canela de Hranác, que jogou involuntariamente contra o próprio gol. A pressão portuguesa aumentou, mas o gol da virada só saiu nos acréscimos.
Aos 46, Francisco Conceição aproveitou a falha de Hranác no cruzamento de Pedro Neto e balançou as redes para garantir o 2 a 1 e a vitória de Portugal na estreia da Euro 2024.