O futebol emergente e ganancioso da Arábia Saudita persegue o FC Barcelona . No verão passado, vários clubes deste país contrataram grandes estrelas do futebol mundial e não parece que vão parar para o próximo mercado de verão. Na verdade, já pensam em novas operações de mídia para dar cada vez mais embalagem e polimento à liga saudita, dez anos depois da Copa do Mundo de 2034 . E os jogadores do FC Barcelona estão envolvidos em alguns deles
Conforme apurou o MD, Raphinha (27 anos) é um dos jogadores que está em destaque no futebol saudita. O internacional brasileiro já recebeu uma grande oferta de um clube da liga da Arábia Saudita no passado e disse 'não' porque queria perseguir o sonho de ter sucesso no Barça . No entanto, os sauditas avisaram que voltariam à luta no verão seguinte. E desta vez teremos que ver se Raphinha também se recusa a sair. Fontes do clube do Barça afirmam que contam com o brasileiro, mas que também entenderiam que ele procurava uma saída tendo em conta a espectacular explosão de Lamine Yamal (16 anos), que pretende ser o dono e senhor da ala direita do Barça há muitos anos. O extremo brasileiro tem contrato até 2027 e custou ao clube do Barça cerca de 58 milhões, mais outros 9 milhões em variáveis. Depois de duas temporadas no clube, restaria pouco mais da metade de seu preço para ser amortizado, mas isso não seria um problema se um poderoso clube saudita decidir dar tudo de si. No Barça sabe-se que o brasileiro rejeitou uma oferta de cerca de 20 milhões por temporada, o que é ‘limpo’ no caso do futebol saudita.
Por outro lado, na Arábia também estão muito atentos à evolução de Robert Lewandowski (35 anos), que ainda tem dois anos de contrato no Barça . O atacante polonês está encantado no Barcelona e o clube do Barça gostaria que ele ficasse pelo menos mais um ano para atuar como mentor de Vitor Roque , que aos 19 anos acaba de chegar ao clube do Barça. No entanto, também sabem nos escritórios do Camp Nou que Pini Zahavi , o agente do polaco, ouviu cantos de sereia da Arábia com figuras enormes. No final, tudo dependerá da vontade dos ‘nove’, hoje o mais poderoso argumento ofensivo culé tanto na época passada como na actual. Nem ele nem a sua esposa parecem especialmente motivados para deixar Barcelona.
Por fim, outro jogador que tem recebido interesse do futebol saudita é Marc-André ter Stegen . Como revelou o nosso colaborador Achraf Ben Ayad, o guarda-redes sabe que um clube poderoso daquele campeonato o quer, embora fontes próximas do guarda-redes afirmem que não têm uma oferta formal. Aos 32 anos, e com contrato até 2028, parece difícil para Ter Stegen decidir ir para a Arábia Saudita , embora seja óbvio que, se quiser fazer um último grande contrato, o futebol saudita é o ideal para poder obter emolumentos que não podem ser pagos em nenhum outro lugar.